Ads 468x60px

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Mais de dois meses sem glúten...

Tacos... Foto cortesia de Receitas de Comidas.
e estou feliz, apesar de não poder ir ao rodízio de burritos e tacos aqui perto de casa... Hahaha.

Olá, amigos e amigas. Como estão todos? Espero que bem... Esta é a primeira postagem que faço em cumprimento a minha promessa de contar como as coisas estão indo desde que parei de comer alimentos que contém glúten... Falemos então...


Já faz um pouco mais de dois meses que o glúten não faz parte da minha realidade. Uma escapadela aqui, outra ali. Mas nada em quantidades exageradas, e nem em frequência. No geral, tenho me comportado direitinho. E o que eu percebi de diferente com isso? 

O objetivo era voltar a ter energia, menos sono durante o dia, e render um pouco mais em minhas atividades. Isso tem acontecido. Quando comecei essa restrição, não imagina o quanto o glúten impactava negativamente minha vida. E fui descobrindo aos poucos. Estão todos dizendo que estou mais magra. Devo estar mesmo. Não poder comer massas faz com que fiquemos mais criativos na cozinha, e passemos a comer coisas mais saudáveis. Há duas semanas matei minha vontade de comer meu macarrão com atum e brócolis... Macarrão de arroz, que é tão gostoso quanto o normal, e eu posso comer à vontade. Também tenho feito meu próprio pão. Comprei um pacote de pão de forma numa dessas casas de grãos um dia desses. Mas não gostei muito. Ele é sem glúten e sem lactose - para pessoas com outras restrições -, e por isso é meio seco e meio sem sabor... Preferi continuar fazendo o meu em casa, que não tem muita cara de pão, mas leva iogurte e ovos, acrescento polvilho azedo... Coisas que conferem um bom sabor a ele. Ótimo pra um requeijão. E até hambúrguer com ele eu já fiz! Estou testando receitas, medidas, e assim que tiver algo digno de ser partilhado, prometo fazer uma postagem aqui. 

Pra quem não acompanha meu outro projeto, Treasure's Chest, acho que a informação que darei agora pode ser novidade - a não ser que você me conheça pessoalmente -: sou viciada em bijuterias finas. Adoro um penduricalho. E durante muitos anos na minha vida, tive que evitar muitas coisas de metal banhado, especialmente no pescoço, por conta de uma alergia muito intensa que essas peças me provocavam. E foi por conta dessa alergia, que comecei a produzir minhas próprias peças, e transformei isso num pequeno negócio. Pois é... Tenho feito testes com diferentes peças, em diferentes banhos, em dias ensolarados e que suo muito, e nada. Nada de alergia. Passo o dia com meus penduricalhos sem ficar com o pescoço verde, e sem que as peças percam seu brilho. Estou muito feliz com isso. 

Meus penduricalhos!
Não só esta alergia regrediu, como também tenho apresentado bem menos reações alérgicas de contato, que eram parte do meu dia-a-dia. E, também a asma... O que pude observar é que os problemas respiratórios também diminuíram consideravelmente. E, só num dos dias de uma escapulida de glúten, voltei a acordar na manhã seguinte com sintomas de rinite. 

Tenho como comprovar isso tudo? Não. Só tenho mesmo minha observação. Mas estou super feliz com os resultados obtidos, e crente de que o glúten era um capacitador - não acredito que fosse o causador - desses problemas que tive por uma vida toda. Estou estudando, lendo textos, conversando com amigos médicos e biólogos... Quero poder embasar essas minhas desconfianças em dados científicos para vocês. E em breve falaremos mais à respeito. Prometo. Por enquanto vale dizer que minha experiência com essa mudança alimentar teve um motivo médico claro. Não é uma dieta para emagrecer. Não recomendo que entrem em qualquer tipo de restrição alimentar desnecessária, à não ser com orientação médica. No meu caso específico, houve uma necessidade, e eu tenho um médico na família, para ir me orientando. Recorram ao meu método apenas se sua saúde geral estiver boa, se a mudança alimentar não for representar um risco para você. Minha postagem é apenas para ampliar o olhar das pessoas, e fazê-las entender que à vezes alguns inimigos invisíveis são responsáveis por muitas coisas aparentemente sem explicação. Informação é importante. Usá-la com cautela é fundamental. 



JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário