Ads 468x60px

sexta-feira, 4 de março de 2016

Respirar é o que há!

Começar o dia respirando.
Gravura cedida por Fonoaudiologia por Erica Sitta.
Olá, amigos e amigas. Tudo belezinha com vocês? Espero que sim...

Quem mora num grande centro urbano raramente tem tempo para parar para qualquer coisa, para curtir as coisas boas da vida. Estamos sempre presos nos traslados. O stress é companheiro de todas as horas, e muitas vezes ele trás também a depressão, a síndrome de pânico, e outros males que muitos de vocês lendo este texto devem se identificar. O que fazer, à curto prazo, antes de conseguir falar com um médico, para sobreviver a tanta pressão?


A resposta é bem simples: respirar... Não, não. Não estou me referindo ao reflexo da respiração. Aquele que fazemos inconscientemente pela vida toda. Até por que os males do stress acabam interferindo, modificando e piorando a qualidade desse aí. O que estou propondo com este texto é que voltemos ao início. Temos que dar a devida atenção para a respiração, e sua forma correta de ocorrer.

Ao acordar de manhã, tire ao menos dois minutos para permanecer na cama, e espreguiçar. Este ato que parece despretensioso é, de fato, um bom exercício de alongamento. E, enquanto faz isso, respire... A primeira dica que dou para você que vai seguir minhas recomendações aqui é observar, deitado, Com a coluna reta, e a cabeça na altura adequada - paralela à coluna -, como se dá sua respiração. Você precisa manter a boca aberta para inspirar e expirar? Atente a isso. Na respiração correta a boca permanece fechada, e o ar circula pelas narinas. Se observar que tem dificuldade em manter o ciclo respiratório sem contar com o apoio bucal, procure um otorrinolaringologista, para avaliar a causa deste impedimento. Muitos problemas fáceis de corrigir podem ser causas para isso. 

Se observou que respira normalmente pelo nariz, o próximo passo é observar o movimento de inflamento dos pulmões. Quais musculaturas e como elas estão sendo usadas. Pouse, ainda deitado, suas mãos abaixo do peito. E inspire. Observe o movimento do abdômen. Ele infla? Ou contrai? Na inspiração, ele deve inflar, pois você está enchendo a cavidade torácica de ar. Isto significa que você está usando boa parte de sua capacidade espacial para respirar. Muitas pessoas passam, por vários motivos, a inverter esta ordem. E o abdômen acaba contraindo durante a inspiração. Imagine que contraído, o abdômen impede a extensão das costelas, que são os ossos que envolvem os pulmões. E, assim, haverá menos espaço para o ar. Preste atenção nisso, e comece a expandir conscientemente o abdômen na inspiração. 

Exercício respiratório.
Foto cedida por Oratória Inteligente.
Observou, ainda deitado, que está fazendo tudo certo? Comece seu dia assim, deitado, espreguiçando, e respirando, pelo nariz. Antes de levantar, devagar, com a sua capacidade, encha os pulmões de ar, e solte também pelo nariz, devagar, tentando controlar a pressão do ar que sai, usando a contração dos músculos do abdômen para expulsar todo o ar. Você sentirá quando o ar tiver acabado de fato. Repita este exercício 10 vezes, e observe tudo, tome conhecimento do seu corpo. É um momento para se conhecer. 

Comecem os dias assim. Tirando de dois à cinco minutos para alongar e expandir nossa capacidade respiratória. Te garanto que, ao levantar, sua disposição já será outra. Há vários exercícios que quero partilhar com vocês, para causar um incremento no bem estar do dia-a-dia. E prometo fazê-lo em muitas outras postagens. Por enquanto vamos encerrando. Se fizerem este exercício, e tiverem dúvidas, ou apenas quiserem partilhar a experiência de vocês, por favor deixem comentários. Terei prazer em responder à todos vocês. 



JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário