Ads 468x60px

domingo, 8 de março de 2015

Aventuras culinárias - como eu gosto do peixe!


Olá, amigos e amigas. Faz um tempinho já que não posto aqui no blog. A vida deu uma atropelada nas coisas. Mas aos poucos vou voltando. E vocês, se tiverem dúvidas ou inquietações, ou até sugestões, sobre os assuntos já discutidos ou por discutir aqui no nosso espacinho, é só entrarem em contato comigo pelo nosso Facebook. nem sempre estou por aqui. Mas estou sempre por lá. 


Fiquei meio dodó esta semana. E quando fico assim preciso caprichar na minha comida. Tenho uma série de 'manias' que vou aprendendo com minhas clientes, pessoas da família... E posso sim partilhar tudo isso com vocês. Mas hoje o assunto é o peixe que fiz no forno para que minha alimentação fosse mais saudável, com mais vitaminas. Ele parece uma bacalhoada, por que esta pra mim é a segunda melhor maneira de comer um peixe. 

Comecemos do começo. Eu gosto de comprar peixe congelado. Ouvir dizer várias vezes já que nós que não moramos em cidade praiana, e que não conhecemos a procedência do peixe que compramos, devemos preferir comprar congelado, por que assim vários agentes contaminadores morrem. Gosto muito da merluza do mercado 'O Dia'. Alguns produtos da marca deles são bons. E este é um deles. Mas nem sempre encontramos o produto na geladeira. Neste mercado eles às vezes demoram a repôr os estoques. Foi o que aconteceu desta vez. Aí, fui no 'Santa Fé', um outro mercado aqui do meu quarteirão. A Merluza de uma outra marca lá estava mais cara que a pescada. Então...

Importante para as minhas aventuras com peixes na cozinha é que o mesmo seja de uma qualidade específica, de sabor leve. Por que gosto que ele orne com os outros ingredientes, vire parte do prato, e não se destaque demais. Seria interessante também ter poucos espinhos, por que assim não temos tanto trabalho na hora de comer - ninguém merece. E então eu pensei que talvez a pescada fosse servir. Estou aprendendo algumas coisas sobre peixe, e às vezes erro feio na minha aquisição. Mas não foi o caso, desta vez. 

Aproveitando que estava no mercado, comprei cebola, pimentão e batata. A quantidade? Depende... Se você gosta muito desses ingredientes, como eu, duas cebolas grandes, dois pimentões verdes médios - pode ser de outra cor também, é que o verde é mais barato - três batatas grandes, um limão, para um quilo de peixe. Se vc não gosta tanto de uma ou mais coisas dessas, pode colocar menos, ou trocar por alguma outra coisa. 

O peixe tem que ser descongelado. Por que assim pega mais tempero. Eu deixo uma madrugada na geladeira. Ele não vai ficar totalmente livre do gelo na manhã seguinte. Mas já vai ficar de uma forma que o tempero penetre mais. Na manhã seguinte eu uso o suco de um limão, com três colheres de café de sal e pimenta baiana à gosto - esta é opcional - para temperar o peixe, em filé. Enquanto ele volta pra geladeira para marinar, eu lavo e corto cebolas e pimentões, além de colocar as batatas para cozinhar. Sim, eu as cozinho antes de colocar no forno, por que o tempo de cozimento do peixe é menor que o delas... Ah, eu cozinho com casca. Depois as descasco com as mãos mesmo, com a unha, que fica bem mais fácil. Lembrem-se de dar uma lavada na água fria antes, pra não queimarem as mãos. 

Corto as cebolas em rodelas, os pimentões e as batatas também. Aí forro uma forma grande com papel alumínio, e deixo o dobro dele, e um pouco mais, para cobrir o pexe. Desta forma você cria uma cama de vapor que cozinha tudo por igual. E também evita que a comida grude na forma e te dê um trabalhão na hora de lavar. Depois de forrar a forma, faço uma camada de cebolas. Depois uma de pimentões, e depois acrescento batatas. Entre cada camada passo um fio generoso de azeite, e tempero com sal e pimenta à gosto. Depois das batatas coloco os peixes. Enfileirados, tento não colocar um em cima do outro. Aí coloco outra camada de batatas, pimentões e encerro com as cebolas, de novo temperando entre cada camada. Fecho com o papel alumínio. Não é necessário ser muito rigoroso neste passo. Se ficar alguma coisa aberta, não há problemas. 

O forno então é aceso, fogo alto. Aqui em casa, pro meu forno, meia hora deixa tudo cozido e sequinho, sem excesso de água. Mas não deixa nada crocante. Mas pra mim tudo bem cozido e molinho está no ponto que eu gosto. Aí é abrir o alumínio, servir e testar o tempero. Se estiver faltando, acrescente um pouquinho de sal no prato mesmo. Mas, se fizerem como eu disse, não há de faltar. E é isso, bom apetite!!!






JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário