Ads 468x60px

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A terceira idade e suas necessidades.

Imagem cortesia do blog Cantinho da Terceira Idade.
Olá, amigos e amigas. Tudo belezinha com vocês? Espero que sim... Aqui em nosso blog já falamos muito dos males da cognição, dos males psicológicos, alguns problemas de saúde que estavam em voga em diferentes épocas... Mas, apesar de boa parte do meu trabalho diário ser voltado ao público da terceira idade, acho que não partilhei muitas informações à respeito disso com vocês até agora, não é? Vamos  falar deste período da vida, agora.


Hoje em dia as pessoas vivem mais e com mais qualidade. A medicina avançou, e nós temos mais acesso à informação, e nos cuidamos melhor durante a vida. Isso resulta em uma existência produtiva mais longa. Então, não é mais tão incomum encontrarmos senhores e senhoras de mais setenta anos que trabalham normalmente, sustentam suas casas, são arrimo de família. Não é incomum encontrarmos mulheres lindas e elegantes nesta fase da vida, com atitude jovial. E, também tem crescido o número de pessoas que passam dos 100 anos. E com isso também crescem os conflitos familiares, já que esta pessoa que agora faz parte do grupo não aceita, como antes, ser tratada como alguém que necessita supervisão.  Então, como garantir a segurança de nossos pais e mães, sem tirar deles a autonomia?

É preciso muita paciência, amor, mais paciência, e tempo. Nos tempos de hoje são essas as coisas que mais nos faltam, no dia-a-dia. Para resolver isso, sem ter que registrar um funcionário, sem ter que pagar tributos, ou manter alguém na casa da pessoa por um turno inteiro - indesejável por aqueles que ainda tem uma boa autonomia em seus afazeres - eu disponibilizo o serviço de acompanhante e cuidadora. Posso permanecer no local, caso necessário, ou posso ser 'alugada' por hora, indo ao encontro do idoso para acompanhá-lo em consultas médicas e passeios - dando autonomia para que ele continue se locomovendo em segurança -, internações, ou mesmo suprindo necessidades especificas em casa mesmo. Tenho experiência em troca de curativos, cuidados básicos com o idoso acamado, tenho formação em Fonoaudiologia, portanto atuo com propriedade nas áreas de problemas digestório, respiratório e de cognição. Atendo desde uma simples necessidade de companhia para fazer uma refeição - no caso de idosos com dificuldade na alimentação -, servindo também como observadora daqueles que tomam medições de uso contínuo - certificando, em caso de esquecimento ou recusa de uso, que o remédio seja tomado.

Meu serviço acaba sendo muito útil nos casos de pessoas da terceira idade que moram
sozinhas, e têm autonomia, mas que precisam de supervisão para algumas atividades, e uma pessoa amiga e disposta nas imediações em caso de necessidade. Procuro me infiltrar no dia-a-dia dos idosos sem tirar a liberdade da qual eles gostam de gozar. Faço o possível para mantê-los felizes e cuidados. Também assumo os cuidados por diária, naquele momento que o principal cuidador - membro da família que assumiu a tarefa - precisa tirar um dia ou dois para descansar, passear, ou resolver seus problemas pessoais.

Em próximas postagens, vamos falar um pouquinho mais detalhadamente sobre meus serviços, e darei dicas pra quem tem um idoso em casa e resolveu se dedicar a ele, ao invés de contratar alguém. Mas, em precisando dos meus serviços, e estando na Vila Clementino (São Paulo) e imediações, é só chamar, que terei prazer em ajudar. Você pode me contatar através de comentários aqui, em nosso Facebook, ou pelo tel e Whatsapp (11) 987046106. 



JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário