Ads 468x60px

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Meu filho tem muitas variações de humor. Ele é bipolar? Parte 1

Foto cedida por 1Papacaio.
Olá, amigos e amigas. Procurei pesquisar muito este assunto antes de escrever qualquer coisa, pois não sou profissional da área de psicologia. Então, atentem-se ao fato de que minhas considerações saíram de minha experiência prévia como Fonoaudióloga, minha observação diária com meus clientes, e textos de profissionais da psiquiatria e psicologia que tenho lido. Qualquer espiação mais aprofundada merece uma consulta a um desses profissionais, ok?


Então... Uma cliente, e amiga, veio me falar outro dia que seu filho, de 16 anos, vem apresentando momentos de uma atividade quase hiperativa, em que ele se coloca nas tarefas super disposto, mas super disperso, desatento, e por vezes descuidado com as pessoas em volta dele. Diz que nesses momentos fica mais sensível, e toda observação que fazem, ou qualquer diálogo com ele, acaba em mal entendidos em que ele julga estar sendo ofendido pessoalmente. E, muitas vezes, por ser ele um menino forte, a resposta a essas ofensas é a agressão física. 

Eu recomendei que ela procurasse um psicólogo para fazer uma boa avaliação. Não é correto exprimir opiniões à cerca de algo assim, sem fazer uma completa avaliação da pessoa, das circunstâncias, da saúde. Vamos lembrar que alguns adolescentes contraem a diabetes do tipo II, e um dos primeiros sintomas de que algo não vai bem é a agressividade. Meninas que já têm ciclo menstrual podem apresentar este comportamento no pré período. A famosa TPM. Então, não é possível palpitar sobre um quadro desses sem antes fazer uma avaliação completa do indivíduo. 

Mesmo assim, a pergunta dessa mãe fez com que eu fosse buscar informações, a mero título de esclarecimento, para nossa página. Por que se uma mãe veio até mim com essa pergunta, muitas outras podem estar passando por esse tipo de situação, precisando de orientação. Então, vamos tentar estudar juntos este problema das alterações estremas de humor que seu filho adolescente possa estar vivenciando, e tentar observar as possíveis causas para isso. Começando por este texto. 

A primeira coisa que é preciso observar, é se esse comportamento exacerbado também acontece com as outras pessoas. Os amigos dele também sentem essa diferença? Na escola, o comportamento muda? Se você perceber que ele só se exacerba em casa, em dias específicos, procure conversar com ele num momento de mais calma, e pergunte o que é que o incomoda na rotina doméstica, e por que. Tal comportamento alterado pode ser apenas a maneira que seu filho encontrou de expressar sua insatisfação com algo. Procure sim um psicólogo, por que seu filho pode estar precisando conversar com um profissional para aprender a lidar de formas mais saudáveis com seus sentimentos. Muita coisa muda na percepção do ser humano quando entramos na adolescência, e ajustar todo o nosso comportamento e nossa visão de mundo não é algo muito fácil. 

Vou terminando este texto assim, para que não fique muito longo. Cada postagem terá uma dica, sobre algo específico que possa estar ocorrendo na situação descrita, para que as mães lendo possam observar melhor, tentar se acalmar para de fato resolver o conflito, antes de fechar conclusões precipitadas, sem embasamento clínico nenhum. Sempre, e esta é a minha dica, se há dúvidas, existe um profissional que passou anos estudando e saberá te ajudar melhor do que ninguém. No caso comportamental, é o psiquiatra, e o psicólogo. Vale à pena uma consulta, uma conversa, uma tentativa de melhora por esses meios. O que dou nestes textos são informações para que vocês possam procurar o profissional certo, e que possam fazer um acompanhamento ativo, observante, de qualquer problema que seus entes queridos tenham. 



JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário