Ads 468x60px

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Brincadeira de Criança - 02

Eu sei que estou em falta com todo mundo! As férias se foram, e eu só dei uma diquinha do que fazer aqui no blog! É que para atualizá-lo eu tenho que estar na frente do computador... Para resolver esta pendenga, coloquei uma janelinha aí do lado direito da tela com as atualizações do Facebook - que eu posso fazer pelo celular. Para tanto criei uma página da nossa empresa. Legal né? Agora, quando quiserem saber as novidades de maneira rápida, do que eu estou fazendo, é só olhar ali do lado, e ler o que eu posto diariamente. 

Cartão em origami, colagem e pintura, feito por mim.
Dito tudo isso, vamos a dica da vez. Hoje fez muito sol pela manhã, e agora, fim da tarde, o céu escureceu e a água caiu forte! São Paulo, né?!? Para os pais que ainda têm que lidar com a garotada que fica na frente do computador a tarde toda, depois da escola, ou para aqueles que não sabem o que fazer quando eles ficam em casa num dia chuvoso, uma boa opção é brincar de fazer arte. Cada família tem sua preferência... Desenho, sucata, colagem... Eu gosto de tudo, mas amo mesmo é dobrar papel. Por questões óbvias - minha descendência japonesa - eu sempre fui fascinada com o tanto de coisas bonitas que se criam com pedaços de papel dobrados. E desde a adolescência passei a treinar regularmente esta arte. Com o tempo fui me especializando, e como tudo em minha vida, fazendo da brincadeira uma forma de ganhar dinheiro.

Tsuru. Forma tradicional do origami.
Mas não é de mim que vamos falar hoje, e sim dos benefícios que a brincadeira pode trazer à crianças em idade escolar. Não precisamos mencionar a coordenação motora, não é? Além disso, o trabalho com o papel aguça a atenção, a paciência da criança, o senso espacial, e a visão. Para as crianças em idade de alfabetização, esta é uma excelente atividade. Claro que, como tudo na vida, há diferentes níveis desta arte. Estamos aqui falando de um nível fácil ou médio de dificuldade. E de coisas que fazem parte do universo das crianças. Aprender a dobrar formas de animais, carrinhos, roupinhas, e coisas do gênero é uma maneira divertida de passar o tempo e aprender. A sensação de conseguir fazer um forma de um simples papel é uma delícia. 

Para tornar a brincadeira mais divertida, coloque objetivos. Por exemplo, a criança pode fazer vários animais para enfeitar uma capa de caderno da escola. Para tanto os materiais necessários são simples e fáceis de se encontrar. No 'Ateliê Divertido' vamos colocar sugestões concretas de atividades com origami, entre outras, especificando desde o material a se ter em casa, até como abordar a atividade com a criança. O que já posso adiantar é que você pode comprar papel de presente colorido em qualquer papelaria e já começar a atividade daí. Uma régua, preferencialmente de madeira para evitar acidentes, de 30 centímetros ou mais, um lápis bem apontado, e uma mesa ou espaço grande de apoio. Comece pedindo ao seu filho que marque com a régua e o lápis quadrados de tamanhos diferentes no verso do papel. Confira as medidas antes de cortar. Se tiver uma tesoura sem ponta, e a criança tiver já coordenação suficiente, pode deixá-la cortar os quadrados. Do contrário, esta é a parte da interação entre você e seu filho! Quadrados cortados, é só brincar de fazer origami. E aí, é só olhar na sessão supra citada por boas sugestões de formas, com as instruções de como fazê-las. 


Do blog 'Meu Cantinho'.

Do oriente também veio outro tipo de brincadeira... O Tangram. É uma espécie de quebra-cabeças, por assim dizer. Na verdade, são peças geométricas, algumas formas variadas, que juntas, e colocadas nas posições corretas, formam um quadrado. Além de tentar formar este quadrado, que é, para os iniciantes, um desafio bem legal, há a possibilidade de criar outras formas com o mesmo jogo. É brincadeira que não acaba mais. A diversão pode acontecer assim: de posse de um gabarito de formas, que para crianças aconselho que seja dos animais, ou das letras no caso de quem está aprendendo a escrever, você vai pedir verbalmente, sem mostrar a resposta, que a criança monte um cachorro, por exemplo. Vai estipular um tempo para que ela tente. Acho que dois minutos é um bom tempo para iniciar, pois assim a criança não fica entediada. Em não conseguindo dar forma a nada nesse tempo, você vai apresentar o gabarito, e os dois tentarão de posse dele formar, neste caso, o cachorro. Se a criança estiver conseguindo formar algo, e os dois minutos passarem sem que ela termine, dê mais um tempinho. Isso se ela já não tiver desistido. Conte pontos entre você e a criança, e estabeleça uma premiação de acordo com aquilo que ela gosta. Um domingo no parque, meia hora a mais no computador... Estimule-a a brincar com jogos que lhe ensinem algo...

E onde encontrar o Tangram? Lojas de brinquedos educativos têm o quebra-cabeças em madeira. Mas, você pode fazê-lo em casa também, com papelão, cartolina, ou mesmo em origami. Todas as instruções estarão em breve no 'Ateliê Divertido'.

E, é isso. Dicas de atividades em dias chuvosos... Acho que o que todos que leram vão perceber é que o mais importante é interagir com a criança. Seu filho vai se desenvolver bem e feliz, se tiver de você a atenção necessária para tanto. 





JulyN

0 comentários:

Postar um comentário