Ads 468x60px

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Brincadeira de Criança - 01

É férias!!! Os pais que não foram viajar com seus filhos devem estar subindo pelas paredes, com as crianças em casa. Não se desesperem. Hoje vamos conversar um pouquinho sobre as atividades de verão que podem e devem ser feitas por pais e filhos. Ou apenas por filhos...


Se você mora em São Paulo, uma grande pedida é o 'Clube Escola'. Trata-se de uma iniciativa do governo municipal. O nome já diz. São clubes espalhados pela cidade, com estrutura para esportes e lazer. Não é preciso pagar nada para frequenta-los. E é comum que haja aulas de natação, tênis, futebol, para crianças. A ideia é ensinar cidadania através do esporte. Também há projetos especiais para a terceira idade.

Muitos de vocês devem estar pensando agora: um clube gratuito da prefeitura? Deve ser bem bagunçado. Aí é que vem a grande surpresa. Não conheço todos os clubes pela cidade, e já ouvi de usuários que há diferenças sim de bairro para bairro. Minha experiência é aqui na Vila Clementino. O clube que fica no quarteirão da AACD - Rua Pedro de Toledo - é muito organizado. A piscina é muito limpa, a direção do local está sempre circulando para garantir que esteja tudo em seu lugar, há guarda-vidas circulando, seguranças e outros tipos de funcionários. É muito bacana. O local conta com vestiários amplos, chuveiros de aguá fria, e alguns de água quente, quadras de vários esportes, parquinhos, um parque para caminhadas com aluguel de pedalinho, entre outras coisas. 

A criançada do Polo Aquático.
Alguns atletas foram formados
nas dependências do Clube Escola.
Eu gosto mesmo é da piscina. Na verdade, são duas (eram três; uma está em manutenção). Uma recreativa e uma olímpica. Na recreativa as crianças menores podem entrar. Ela tem uma área bem rasinha. Na olímpica, é regra da casa - e a fiscalização é pesada - só entram adultos e crianças acompanhadas de seus responsáveis. Uma excelente pedida para o verão. 

Para frequentar as dependências do clube não é preciso carteirinha. Embora seja legal fazê-la, para poder participar de todas as atividades (aulas e piscina). Para fazer a carteirinha basta um comprovante de residência (tem que ser de São Paulo) e um documento seu qualquer. E, para a piscina, tem que ligar no clube mais próximo de sua casa, e perguntar sobre os horários do exame médico. Eles são feitos de seis em seis meses, e só com o atestado vigente, dado pelo médico do clube, é que você pode entrar na água. O bom é que a carteirinha e o exame são válidos para qualquer clube da cidade. Ou seja, você pode frequentar mais de um. nas férias é legal passear pela cidade visitando alguns deles. 

Ciclovia do Parque Ibirapuera.
De novo, eu vou falar do que fica aqui na minha área, por que é o que eu conheço. Além de ser uma delícia, e de oferecer as mais variadas possibilidades de atividades ao ar livre (desde caminhadas até prática de esportes com bola), ele fica bem pertinho do Parque Ibirapuera. Uma vez que está lá para passar o dia, e se não é - como eu - viciado em piscina, é possível ainda esticar até o parque, e enriquecer um pouco mais o passeio. As crianças adoram! Eu aconselho a levar bolas, patins, e outras coisas que puder carregar (se for de carro, uma bicicleta é legal), por que a criançada vai ter muita área própria para esse tipo de atividade. E também aconselho a levar um lanchinho de casa, por que é difícil encontrar um lugar bom e barato para fazer refeições nos arredores. Um lanchinho leve é oferecido de vez em quando para as crianças, cortesia do clube. Mas não é sempre que acontece, então...

Eu faço da seguinte forma: 

  • tenho uma mala esportiva grande, onde coloco a necessaire para o banho depois da piscina, com sabonete, shampoo, cremes... 
  • Levo uma toalha também, é claro. Não gosto muito de tomar sol. Por isso meu protetor solar é fator cinquenta e eu não me incomodo em levar esteira ou algo do gênero para sentar em volta da piscina. Mas, se você gosta de tomar sol, então é legal levar mais uma toalha ou uma esteira na mala. 
  • No clube não há armários, então você terá que levar sua mochila para a piscina. Então, aconselho que a sua seja de cor escura e tenha bons zíperes e fechos. 
  • Como a mala vai ficar ao sol, provavelmente, não leve coisas que pereçam no calor. Se for levar lanchinhos, pense em biscoitinhos e coisas secas. Frutas, só as resistentes (maçã, por exemplo). E, não tem jeito, a água e o refrigerante que eventualmente forem levados, vão ficar quentes. Uma coisa importante a se dizer é que não podemos comer na área da piscina. Você tem que sair com o lanche, e comer nos arredores. Então é bom se organizar nesse sentido, quando houver crianças envolvidas. 
  • Leve uma camiseta velha, uma saída de banho, ou algo assim. Deixe pra tomar o banho no fim do dia. 
  • Para outras atividades: escolha a de sua preferência. Eu costumava levar meus patins na malona. Nos dias de mais frio, ou quando a piscina fechava (horário), eu gostava de ir à quadra para treinar as patinadas. Mas há quadras de tênis, de futebol, ... E há material para uso também. Mas nem sempre podemos contar com eles, então... Não fique passando vontade! Leve algo de seu para usufruir do espaço.


Se for de carro, pelo menos no clube daqui do Ibirapuera, há estacionamento. Boa pedida para trazer a família toda, não é?

Enfim, esta é a minha dica de hoje. Bom, bonito e barato. Se você quer que seu filho tenha essas experiências, mas está trabalhando e não tem tempo de levá-lo durante a semana, agende comigo um dia de babá, e eu terei prazer em acompanhá-lo(a) neste passeio. Em breve postarei mais dicas do que fazer nas férias. 





JulyN

0 comentários:

Postar um comentário