Ads 468x60px

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Bazar das irmãs Carmelitas!


    Se você mora aqui nas imediações do metrô Santa Cruz, e costuma circular pelos bairros no entorno, vai gostar deste post, ou ao menos ficar curioso. Sabe aquele muro enorme na Av. Jabaquara, entre as estações Santa Cruz e Praça da Árvore? Aquele que muita gente tem curiosidade de saber o que há dentro, mas que vive com os portões fechados? Pois é... É o mosteiro de Santa Teresa das irmãs Carmelitas Descalças. E não é um mistério, embora muitos de nós achássemos que sim. 
    Então por que não vemos muita movimentação, nem das irmãs, na frente do muro? As irmãs Carmelitas são de vocação solitária, é verdade. E isto significa que elas servem a Deus rezando e meditando... Em silêncio... Sozinhas... O que também significa que o contato com o mundo exterior deve ser cuidadoso, e escaço. O que não significa que elas nunca estejam disponíveis para a comunidade católica. Muito pelo contrário. É sim parte da missão das freiras nos ajudar a entrar em contato com Deus e seus ensinamentos. As missas do mosteiro são abertas a comunidade. Acontecem às sete horas da manhã todos os dias, com exceção dos domingos (que guardam as missas às oito horas da manhã). Os portões não ficam abertos por que se elas precisam de silêncio, o local não pode ser 'invadido' a qualquer momento. Você precisa ser anunciado, nos horários pertinentes. Ou seja, os jardins do mosteiro não foram feitos para circulação diária e barulhenta. Mas sim para um momento com Deus, de meditação. 
    E como entrar lá, então? Para as missas, chegue alguns minutos antes, e toque a campainha. Alguém vai lhe atender. Para pedir ajuda nas orações, aconselhamento espiritual, direcionamento em relação a sua fé cristã, você pode ir até lá em horários pré-estabelecidos. Uma das freiras lhe atenderá. E elas são uns amores. Têm muito amor de Deus ali para ser oferecido. Se está passando por um momento de dificuldade, e precisa reafirmar a sua fé, vá até elas. Com certeza elas vão te ajudar a achar um bom caminho. Ligue para o mosteiro para entender como estas visitas funcionam e para marcar a sua: (11)5581-8480. 


    No fim de semana que passou, houve a feira de artesanato das irmãs, e os portões, nos horários estipulados, foram abertos para receber a comunidade. Algumas pessoas amigas, e conhecedoras do trabalho ali realizado, se voluntariaram para ajudar. Mesas foram montadas para que o trabalho das irmãs fosse exposto, e oferecido para quem quisesse um bom presente de Natal para seus entes queridos, e ao mesmo tempo ajudar o mosteiro. O dinheiro ali arrecadado será usado na manutenção da capela. Esta é a terceira edição do bazar de Natal, que já possibilitou a compra de ventiladores para a capela, entre outras coisas. É importante dizer que nada do que é arrecadado ali sai do mosteiro. Então, a sua ajuda é revertida em facilidades para uso da própria comunidade frequentadora. 
    Eu fui uma das voluntárias. Não por caridade, mas por amor. Foi um dos fins de semanas mais divertidos do ano. Poder trabalhar entre amigos e para amigos é sempre uma delícia. Queremos agradecer as pessoas que lá estiveram. As que compraram e as que entraram para finalmente conhecer o que há para além dos portões. Ficamos todos contentes com suas visitas e esperamos que voltem em outras ocasiões. Infelizmente  o bazar não acontece sempre. Afinal de contas, as irmãs precisam sim do silêncio para as suas orações diárias (este é o trabalho delas, lembram?). Mas quem visitar o mosteiro para as orações, pode conferir o trabalho artesanal das irmãs no hall de entrada, e comprar também. Haverá outro no fim do ano que vem. Vocês saberão a data no momento oportuno, através do blog. Haverá sim, um evento voltado às mães, em maio. Assim que eu souber detalhes, tudo será divulgado aqui também. 
    Espero que este post tenha matado um pouquinho da curiosidade de alguns, mas que tenha, principalmente, fomentado a vontade de participar ativamente, de orar, de participar das missas e de ter um olhar carinhoso para as irmãs, que passam seus dias rezando e pedindo a Deus que nos abençoe. 




JulyN

0 comentários:

Postar um comentário