Ads 468x60px

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Aprendendo a viver sem glúten - Pão de queijo de liquidificador!

Os pães logo que os tirei do forno.
Olá, amigos e amigas. Tudo belezinha com vocês? Espero que sim... Aqui estamos tentando sobreviver às crises política e econômica do país, sem perder o bom humor, né? 

Nos últimos tempos tenho feito algumas descobertas chatas sobre minha mudança de dieta. A minha vida toda tomei, todas as manhãs - ou quase todas -, meu leite com achocolatado, que depois dos trinta anos, ganhou um reforço do café solúvel. A chance do meu humor não ser tão bom durante o dia quando me privam deste prazer ao acordar é bem maior. Pois bem... Lendo rótulos, descobri que todos os achocolatados ao quais tenho acesso no mercado contém glúten por contaminação. Estou tendo que lidar com esta informação, e quando tiver uma solução definitiva para isso, vocês saberão. 


Mas, hoje vamos falar do pão de queijo. Esta iguaria tipicamente brasileira se tornou, nos últimos tempos, uma boa solução para mim, que não posso comer os pães feitos de farinha de trigo. Mas, recorrer às lanchonetes aqui em São Paulo é como pedir para empobrecer. Comprar aqueles sacos de pães de queijo congelados também não é a melhor das opções. Eles são ótimos quando o objetivo é servir as visitas, ou ocasionalmente. Mas se você precisa de quantidade e preço, e periodicidade, aí o negócio é se aventurar na cozinha. O que fazer, então?

A receita que eu conhecia era a tradicional mineira, que envolve escaldar a massa e sová-la por quase uma hora, para alcançar a consistência certa. É, não. Eu não estava disposta a fazer todo esse esforço para assar uma massa que eu não sabia se ia funcionar ou não. Então, me dediquei a uma pesquisa na internet. Hoje em dia encontramos uma série de canais no Youtube que ensinam esse tipo de coisas. Vi alguns vídeos e escolhi replicar a receita do que me pareceu mais simples e mais correto. E repasso aqui o vídeo do canal 'Receitas da Cris' pra vocês verem como ela faz e tentarem fazer em casa também, por que de fato essa receita é muito boa.  




Então, com pequenas diferenças, esta foi a receita que fiz. Uma coisa eu tenho que falar pra vocês, se forem iniciantes como eu na cozinha: o melhor investimento que vocês podem fazer é comprar aqueles copinhos com marcas de medidas. Aqui em São Paulo é possível encontrar de todo tipo de material e preço. Eu também prefiro usar colher medidora. E não colheres convencionais para pequenas medidas. Por que daí sua massa fica padronizada, e você consegue repetir a receita sem erro. 

Consistência da massa.
Se adicionar menos queijo, ela ficará mais líquida.
A primeira mudança que fiz foi quanto ao queijo. Eu coloquei 100 gramas de parmesão ralado fresco, e não esse de saquinho, que vendem no supermercado. Eu queria que o sabor ficasse um pouco mais acentuado, mais pro queijo do que pro polvilho, e por isso fiz desta forma. A segunda mudança foi no polvilho. Eu misturei, em medidas iguais, o doce e o azedo. Dizem que o segundo ajuda mais no crescimento da massa... A terceira mudança foi na forma. Minha intensão inicial com esta receita era fazer pães de forma. Eu tenho aquelas formas de silicone. Não precisam ser untadas. Usei-as. Duas, pois esta medida de massa do vídeo faz duas formas de pão. 

Eu não lembro se a Cris fala no vídeo, então vou dar a informação de qualquer forma. Pré-aqueça seu forno numa temperatura alta - 200º - por 10 minutos. Coloque a massa para assar nesta mesma temperatura. O processo demora meia hora mais ou menos, mas eu aconselho que cheque aos 20 minutos, veja se cresceu, se dourou e tente enfiar um garfo, pra ver se está cozido por dentro. O garfo tem que sair limpinho. Aí, seu pão de queijo de forma estará pronto. 

Pão cortado ao meio, já frio.
Essa massa é bem versátil e simples. Cris mostrou o resultado numa assadeira de bolo. Eu já estou dizendo que as de pão também servem, e ela diz no vídeo, e eu testarei em breve, que naquelas forminhas pequenas, de cup cakes ou empadinhas, a massa também trás resultado. E, neste último caso, seria o formato do pão de queijo tradicional. Por isso gostei tanto dessa massa. 

Uma dica que dou em relação às formas: a massa vai crescer um bocado, por que colocamos fermento na receita. Então, ao colocar nas formas, sejam elas quais forem, deixem ao menos 1/3 livre. Eu deixo um pouco mais, sempre. Dou mais uma dica: Espere esfriar para cortar. Ainda quente, a massa vai ceder um pouco à faca, e desmilinguir um pouquinho. Já fria ela manterá o formato e ganhará um aspecto de pão, crocantinho por fora, e bem macio e aerado por dentro. Não se esqueçam de untar a forma se ela não for de silicone, para que não haja problemas ao desinformar. E, se tem alergia ao glúten como eu, use farinha de arroz. 

E, é isso. Espero que tenham gostado dessa minha dica. Receita realmente fácil, para que qualquer um possa fazer. 






JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário