Ads 468x60px

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sua vida está toda desorganizada? - Admissão de culpa.

Cedido por Pati Padial.

Você gostaria de pedir socorro, gritar, chorar, se descabelar e, ao fim disso, ver uma mágica acontecer? Você se sente incapaz de resolver seus próprios problemas? Percebeu que só tem problemas por que você mesmo os cria? Bem vindo ao meu time!!! E, antes de continuarmos este texto, preciso dizer que o milagre não vai chegar, ninguém vai magicamente trazer uma solução fácil para a sua desorganização, e, sim, as coisas às vezes precisam piorar muito, antes de ficarem boas. O consolo? A solução está em suas próprias mãos! 


Esta postagem é a segunda que faço, prestando um certo serviço de informação aos portadores de TDAH. Pois é... Se você se identificou com o primeiro parágrafo, é possível que seja portador deste transtorno. Não é uma regra, entretanto. De qualquer forma, as dicas que darei aqui serão úteis qualquer que seja o seu problema. 

Uma vida organizada e feliz requer trabalho duro, disciplina e ORGANIZAÇÃO! Pois é, para ter organização, temos que ser organizados. E nem estou brincando quando falo isso. A primeira coisa que você que se encontra nesta situação precisa entender é que você mesmo se colocou nela. Infelizmente, esta vai ser uma responsabilidade que você terá que assumir. Inventar desculpas e fabricar culpados externos não vai te ajudar. Pare de ignorar seus próprios erros!!!

Se não conseguir fazer esse 'mea culpa', não vai conseguir prosseguir. O reconhecimento do que está errado de fato é o passo mais importante para conseguir se organizar. Você só consegue arrumar aquilo que está reconhecidamente torto. Eu sei que, seja lá qual for a situação em que você se encontra agora, não chegou lá sozinho. Mas, vamos partir do corretíssimo pré-suposto que você não vai conseguir mudar ninguém mais além de você mesmo. Então, pare de querer que todos façam as coisas do seu jeito, ou que pensem como você, e trate de trabalhar nas suas falhas, nos seus erros. Isso por si só vai melhorar em muito a sua qualidade de vida. 

Eu sou portadora de TDAH. Uma das características deste transtorno em adultos é procrastinação. O que para alguns parece uma preguiça - e quem sabe seja - é a minha inabilidade de me organizar e iniciar tarefas. Tudo parece sempre muito difícil, por que é, para mim. Meu nível de atenção me impede de conseguir ficar focada numa mesma atividade por muito tempo. Então, se a tarefa exige mais tempo do que aquele que eu consigo dar, para ser realizada por completo, acabo por desistir de começar, por que minha preguiça não é do trabalho em si, e sim do trabalho em vão. Por que, com o tempo, é assim que nós, com essa característica, nos sentimos. Estamos sempre nos esforçando demais, e nunca alcançando os resultados do nosso esforço. Com o tempo isso se torna uma eterna frustração, e passa a ser um componente muito poderoso de um estado depressivo, de uma baixa auto-estima...


Cedido por Blog do Stanford.
Se identificou com o último parágrafo? Então, não se desespere. Depois de fazer o 'mea-culpa', lá no fim do seu dia, você vai também alimentar seu ego. Eu gosto de fazer uma brincadeira nos fins do meu dia. Escolho a pior coisa que fiz, o momento em que fui a pior pessoa que eu poderia ser naquele dia, e também escolho o meu melhor. Por que durante o dia todos nós (não só quem está com problemas) passamos por bons e maus momentos. Com o mau momento, eu faço uma reflexão sobre por que agi daquela forma, por que o resultado não foi bom, e o que tenho que mudar para não cometer mais o mesmo erro. Converso comigo mesma, dou-me as broncas necessárias, e planejo a mudança. Com o momento bom, eu me congratulo. Regozijo-me comigo mesma, e comemoro que em alguns momentos eu sou uma pessoa bem bacana. E me faço esta promessa - que não pode ser vazia - de tentar fazer mais dessas coisas boas nos meus dias.

E fim! Sim... Você coloca uma pedra naqueles assuntos. Para de se culpar eternamente pelos erros que cometeu no passado. Por que não adianta ficar remoendo isso. O passado não pode ser mudado. Você pode sim trabalhar o presente, para alcançar um futuro melhor. Se fez algumas coisas das quais não se orgulha no ano de 2013, chegou a hora de sentar consigo mesmo, analisar tudo, decidir o que quer para o seu futuro, e traçar estratégias de mudança. Mas seja honesto com você mesmo. Se traçou estratégias, tem que cumpri-las. Senão estará enganando a si mesmo, e não chegará a lugar nenhum. Então, é importante prometer coisas que vai conseguir cumprir. É melhor dar passos pequenos, do que dar passo nenhum.

Elogiar a si mesmo quando faz a menor das boas ações é importante. Como eu disse antes, você só pode controlar a si mesmo. Então, não pode esperar nada de mais ninguém. Você conhece algum ser humano que seja feliz sem nunca ter ouvido um elogio? Eu não. Por isso, elogiar-se quando algo dá certo por causa de sua diligência em fazer acontecer é importante demais. Não espere que os outros o façam. Por que este elogio pode nunca vir, por inúmeros motivos que podem em nada ter a ver com seu desempenho. Seres humanos são complexos, complicados. Então, seja você o seu melhor amigo, e se elogie!

Este é o primeiro e mais importante passo para começar a melhorar a qualidade de vida. Parar de depender dos outros para se sentir bem consigo mesmo. Para esta postagem, vamos guardar este jogo, que passaremos a fazer todos os dias, à noite: nomear o nosso pior do dia, e o nosso melhor. Pensar e discutir consigo mesmo, trabalhar as falhas, traçar planos para melhorar, perdoar-se pelo erro, elogiar-se pelo acerto, e matar aquela pessoa daquele dia que já passou. No dia seguinte, vamos sempre acordar renovados, dispostos a tentar de novo, por mais um dia, como se uma nova pessoa estivesse nascendo. Os problemas externos ainda estarão lá? Sim, provavelmente. E serão os mesmos da véspera? Sim, provavelmente. Mas você será outro. O da véspera morreu na sessão de 'mea-culpa'. E neste novo dia você vai aplicar as novas estratégias que planejou, com disposição de quem acabou de chegar ao mundo, na tentativa de resolver os problemas externos. E eu garanto que as coisas se desenrolam, devagarinho... Não há milagres, não há mágica. Há sim muito esforço da sua parte para fazer a sua vida melhor. E quando chegar lá, quando conseguir resolver um dos mil problemas que têm, comemore. Fique feliz com você mesmo, por que trabalhou para que as coisas dessem certo...

Na próxima postagem sobre este assunto, vou dar sugestões de estratégias para organizar seu dia, e ter tempo, disposição e cabeça para desenrolar o que está enrolado. Até lá, espero já ter ajudado. 







JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário