Ads 468x60px

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Um dia na LARES!

Alguns espaços da Lares, 
 que está completando 47 anos de serviços à comunidade.

Olá, amigos. Como passaram o Natal? Espero que todos bem. O post de hoje é um convite a todos para conhecer a 'Legião de Assistência para Reabilitação de Excepcionais', conhecida como Lares. Trata-se de uma escola para crianças e adultos excepcionais. Os alunos ficam lá o dia todo, e passam por todo o tipo de trabalho de reabilitação, como Fono e TO. A Lares não cobra mensalidade de seus frequentadores, e aceita admissões de pessoas que não tem condições financeiras de estar em outro lugar. É, para alguns, a última esperança de receber o apoio e o cuidado necessários para se desenvolverem. 


Então, de onde vem o dinheiro que sustenta a escola? Grandes amigos e importantes empresas há anos ajudam a instituição, seja com doações de alimentos (para o almoço dos frequentadores), ou de dinheiro para as contas e melhorias do serviço. Lá também há um grupo de voluntários, que doam seus talentos e oficios para a instituição. Mesmo assim, a escola está sempre precisando de ajuda. Nos últimos anos as doações escassearam, e a diretoria teve mesmo que 'rebolar' para conseguir, por exemplo, pagar em dia os funcionários que lá trabalham. 

Como você, pessoa comum, pode ajudar? A instituição conta com um bazar de produtos novos e usados, que funciona diariamente (fecha nas férias, e reabre junto com a escola). Você pode doar roupas em bom estado de conservação, móveis, eletro domésticos, entre outras coisas, para a venda no bazar. Ou pode visitar a escola e fazer compras lá. Pode também ser um voluntário, colaborando de várias formas diferentes, ou ser um dos benfeitores com quem a escola conta, doando em dinheiro. Para tanto, visitar a escola é fundamental. A diretoria é muito honesta, e faz questão de mostrar para onde vai cada doação que recebem. 

Fotos do bazar. Desculpem a péssima qualidade.  
Estava com uma máquina ruim.
Pois bem... Estive na Lares no último dia vinte, para ajudar no evento de Natal. Todos os anos um grande almoço é feito pelos funcionários e diretoria, para os excepcionais e seus familiares. É uma grande confraternização antes das férias de verão. Estive lá para ajudar no bazar, que costuma ficar mais movimentado durante estes eventos. E devo dizer que, mais uma vez, tive momentos extremamente agradáveis.

Na hora do almoço fechamos o bazar para acompanhar a entrega dos presentes pelo Papai Noel. Mas antes houve uma exibição dos cachorros treinados pela Guarda Civil. Um grupo de policiais comunitários esteve no evento, e fez a alegria dos alunos. Depois do show, os guardas permaneceram na festa, para ajudar o bom velhinho. E ele veio, na pessoa do professor Jorge, membro docente da escola. 

Momentos da festa de fim de ano da Lares.

O evento todo foi uma delícia. Por uma questão de privacidade, não posso colocar as fotos dos alunos recebendo seus presentes. Mas temos alguns agradecimentos à fazer. Primeiro, à Guarda Civil Metropolitana, por que eles foram fantásticos do começo ao fim. Ao restaurante 'O Brazeiro Galeto', cito à rua Luis Góes, pela doação do frango que foi servido na festa. Ao Habib's, pela doação de esfihas. E a todas as mães e familiares dos alunos que também contribuíram com suas culinárias. Obviamente eu não devo estar agradecendo a todos que eu deveria, por que não sei quantas pessoas estiveram envolvidas no evento, realmente. Eu fui só mais uma voluntária da casa. O que peço é que se alguém da organização quiser comentar este post, e colocar mais agradecimentos, eles serão bem vindos e agregados a medida que eu sentir necessidade. 

Eu espero que este post tenha, verdade, empolgado um pouquinho alguns de vocês, e que seus bons corações os levem a visitar a escola, e participar das atividades lá desenvolvidas, de alguma forma. E, Feliz Ano Novo para todos. 

Garotada atendida pela Lares, 
situada à Av Barão do Rego Barros 179, na Vila Congonhas, 
 pertinho do Aeroporto de Congonhas. 
Tel: (11) 5096-1859





JulyN

0 comentários:

Postar um comentário